Metodologia

Este método foi gestado durante os meus 36 anos de experiência pedagógica em diversas escolas de idiomas e desenvolvido e testado ao longo de 26 anos em aulas particulares. As aulas online começaram a ser desenvolvidas há 8 anos atrás, quando eu me mudei de cidade, e foram testadas em larga escala durante a pandemia. O sucesso foi tão grande que todos os alunos optaram por permanecer online.
O método é muito simples e se baseia na teoria que defende o aprendizado de uma nova língua através do uso do idioma nativo do aluno.
Apesar do uso da tradução (Português – Inglês) nas lições, o aluno deve saber que tratamos aqui de línguas completamente distintas que apresentam formas diversas de ver o mundo. Por este motivo a famigerada “tradução ao pé da letra” deve ser sempre evitada.
Por que, então, utilizar a tradução?
Já está provado que não adianta nada mostrar uma figura de uma flor para um adulto e dizer para ele que aquela figura não é de uma flor e sim de uma “flower”. Aquela imagem já tem um nome: flor. Quando um adulto aprende outro idioma, a associação é:

imagem = flor = flower

Val_11

Flor

Flower

As imagens ajudam bastante nesta associação, por isto usamos diversos vídeos do YouTube, TedTalks, um dicionário ilustrado e a série World English da National Geographic Learning.

we
Pois, para falar inglês, precisamos aprender a “pensar em inglês”. Precisamos não só aprender a tradução das palavras, mas como elas são estruturadas em cada frase. Sendo assim, as lições foram desenvolvidas e divididas em diversas seções com objetivos específicos, que levarão o aluno a entender as diferenças entre as línguas inglesa e portuguesa, treinando e desenvolvendo a sua fala (speaking), audição (listening), leitura (reading) e escrita (writing) em inglês sobre diversos assuntos que fazem parte da sua vida cotidiana. São 36 lições temáticas divididas em quatro blocos de 12 lições cada. (Focus on you 1, 2, 3 e 4). Existe uma revisão a cada três lições, totalizando 4 revisões gerais em cada bloco.
Todas as lições trazem exercícios de “listening”, “speaking”, “reading” e “writing”, bem como vídeos e/ou músicas (quase sempre disponíveis no YouTube) que foram selecionados de acordo com o conteúdo da lição e não por sua relevância artística. Temos assim desde vídeos infantis até vídeos de programas que estão fazendo ou fizeram sucesso nos Estados Unidos. Estes programas ajudam os alunos a entender também um pouco da cultura americana, uma vez que aprender um idioma é também aprender a ver o mundo através de olhos diversos dos nossos.

Fotógrafo/Photographer: Stefano Paterna (direitos reservados/copyrighted)
www.stefanopaterna.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: